05 janeiro 2013

[Resenha] Desculpas Excelentes (e outras coisas boas) - L. Pichon

Título original: Excellent Excuses (and other good stuff)
Autor: L. Pichon
Minha edição: Novo Século

"MURAL DAS ESTRELAS DOURADAS! Chegar ao TOPO do mural de estrelas do Sr. Fullerman dá um POUCO de trabalho... Principalmente porque:

1 – Marcus Meldrew é um malandrinho safado, se você quer saber.

2 – Meu dente está doendo TANTO que eu nem consigo me concentrar nos desenhos que faço durante a aula.

3 – Eu sempre sou distraído por atividades superinteressantes como NADAR, caçar insetos e, mais importante, passar um bom tempo enchendo a paciência da minha irmã, Delia."

Um adolescente entra em uma livraria e vai direto para a seção "literatura infanto-juvenil , mas, ao passar pela "literatura infantil", se depara com um livro azul com a capa toda desenhada, o Desculpas Excelentes (e outras coisas boas). Sim, me apaixonei de cara pelo livro e comprei sem me importar de que seja para crianças (e pelo que preço que estava salgado).

Li este livro durante a minha viagem até uma outra cidade onde prestei vestibular, foram mais ou menos uma hora e meia de viajem. A história é toda contada em pequenas frases e com muitos desenhos, o que facilita muito a leitura e, sim, aumenta a diversão.

Eu sou um bobo, uma criança de quase dezoito anos. Me diverti muito com as aventuras de Tom Gates, principalmente com seu amigo [estranho] Norman.

Tom é um menino feliz que vive enchendo o saco de sua irmã, Délia. Integrante de uma banda, o Cães Zumbis, o pequenino se vê diante do primeiro show de sua vida, algo muito esperado por ele e pelos outros dois integrantes, Derek e o Norman. Durante o livro, Tom Gates nos ensina diversas desculpas para não entregar o seu dever de casa e também encara a experiencia de ir ao dentista. Algo medonho para qualquer um.

Liz Pichon nos mostra uma nova forma de escrever para crianças, mesclando desenhos, palavras e muito humor, além de ensinamentos mais do que preciosos para as crianças. Um livro recomendado para os pais que buscam uma leitura fácil e divertida na hora de colocar os filhos para dormir.

Liz Pichon estudou design gráfico na Middlesex Polytechnic e Escola de Arte de Camberwell, em Londres. Trabalhou para a industria da música como diretora de design e arte. Tornou-se freelance e seu trabalho tem sido usado em muitos produtos diferentes em todo o mundo. Seu talento com desenhos levou-a a se aventurar pelo universo dos livros infantis. Ganhou diversos prêmios com esse gênero, conquistando fãs mirins [e adolescentes] pelo mundo. Liz vive com o marido e três filhos em Brighton.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sinta-se livre para comentar o que quiser, mas use com moderação.