04 janeiro 2013

[Resenha] O Guia do Mochileiro das Galáxias - Douglas Adams

Título original: The Hitchhiker's Guide to the Galaxy
Autor: Douglas Adams
Minha edição: Arqueiro

"Considerado um dos maiores clássicos da literatura de ficção científica, O guia do mochileiro das galáxias vem encantando gerações de leitores ao redor do mundo com seu humor afiado.

Este é o primeiro título da famosa série escrita por Douglas Adams, que conta as aventuras espaciais do inglês Arthur Dent e de seu amigo Ford Prefect.

A dupla escapa da destruição da Terra pegando carona numa nave alienígena, graças aos conhecimentos de Prefect, um E.T. que vivia disfarçado de ator desempregado enquanto fazia pesquisa de campo para a nova edição do Guia do mochileiro das galáxias, o melhor guia de viagens interplanetário.

Mestre da sátira, Douglas Adams cria personagens inesquecíveis e situações mirabolantes para debochar da burocracia, dos políticos, da "alta cultura" e de diversas instituições atuais. Seu livro, que trata em última instância da busca do sentido da vida, não só diverte como também faz pensar."

Douglas Adams é, sem dúvida nenhuma, capaz de fazer tudo, inclusive escrever. Contrariando os próprios argumentos do autor, a "trilogia" de cinco é um clássico da literatura de ficção cientifica, deliciando todo o público nerd/geek com seus diálogos repletos de ciência, física e astronomia. 

Usando de um humor fenomenal repleto de ironia e sarcasmo, o autor me surpreendeu a cada página. A leitura aparenta ser fácil e rápida, mas é um engano (pelo menos para mim). As diversas críticas retratadas por Adams necessitam de uma atenção especial e uma certa bagagem de conhecimento para serem entendidas. Muitas vezes, o humor de Douglas Adams acaba sendo considerado forçado e a história tratada como algo "nonsense", o que discordo imensamente. Além da grande carga de conhecimento empregada na história, há um ciclo cronológico (mais ou menos cronológico) de acontecimentos, o que a descarta de ser algo "nonsense".

Em O Guia do Mochileiro das Galáxias, primeiro livro da série O Mochileiro das Galáxias, conhecemos os heróis Arthur Dent, um inglês que vive uma vida de certa forma ruim e que recebe a noticia de que sua casa será demolida para a construção de um desvio, e Ford Prefect, um extraterrestre natural de um pequeno planeta perto de Betelgeuse e que passara 15 anos na Terra disfarçado de ator desempregado fazendo pesquisas para a edição do O Guia do Mochileiro das Galáxias, o maior e melhor guia de viagens interplanetário. 

Pouco tempo depois, Arthur recebe a noticia de que a Terra será demolida para a construção de uma via interplanetária. No último instante, Ford salva Arthur da destruição embarcando-os na nave dos Vogons, os destruidores da Terra. Assim inicia-se a aventura dos dois amigos por todo o universo. E depois de percorrer diversos lugares do universo e descobrir a verdadeira história do planeta Terra, Arthur ainda descobre a resposta para a Pergunta Fundamental da Vida, do Universo e Tudo Mais. 

Sinceramente, O Guia do Mochileiro das Galaxias foi o livro que mais me arrancou risadas de todos os tempos! Viajei por mundos incríveis lendo esse livro, não só os descritos na história, como também os que eu próprio inventei. Douglas Adams tem o poder de aguçar a imaginação dos leitores, atiçando-os com um humor critico e uma belíssima forma de escrever. E nunca esqueça sua toalha!

Douglas Noël Adams nasceu em Cambridge, Inglaterra, em 1952. Formou-se em literatura inglesa pela Universidade de Cambridge. Ao lado de Simon Brett, produziu um programa humorístico sobre ficção-científica para o rádio, era o início de "O Guia do Mochileiro das Galáxias". A série radiofônica foi transmitida pela primeira vez em 1978 e em 1979, muito modificada e amplificada, foi publicada. Treze anos separam o primeiro e o último volume da série que conquistou milhares de fãs em todo o mundo. Adams faleceu aos 49 anos de idade, vítima de um ataque cardíaco.

Um comentário:

  1. Poxa to super curiosa para ler esse livro. São vários livros né?!
    Gostei muito da sua resenha.
    Bjsss

    http://livrosemarshmallows.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Sinta-se livre para comentar o que quiser, mas use com moderação.