18 janeiro 2013

[Resenha] Querido John - Nicholas Sparks

Título original: Dear John
Autor: Nicholas Sparks
Minha edição: Novo Conceito

"Nicholas Sparks, autor número um de best-sellers, traz agora uma história inesquecível de um jovem que tem de tomar a decisão mais difícil de sua vida, em nome de seu grande amor.

“Querido John”, dizia a carta que partiu um coração e transformou duas vidas para sempre... Com um futuro sem grandes perspectivas, ele, um jovem rebelde, decide alistar-se no exército após concluir o ensino médio. Durante sua licença, conhece a garota de seus sonhos, Savannah Lynn Curtis.

A atração mútua cresce rapidamente e logo se transforma em um tipo de amor que faz com que Savannah prometa esperá-lo concluir seus deveres militares. Porém ninguém previa o que estava para acontecer: os atentados de 11 de setembro mudariam suas vidas e a do mundo todo. E assim como muitos homens e mulheres corajosos, John deveria escolher entre seu país e seu amor por Savannah.

Agora, quando ele finalmente retorna para Carolina do Norte, ele descobre como o amor pode nos transformar de uma forma que jamais poderíamos imaginar."

O fato de ser um jovem rebelde e a relação um tanto distante com seu pai fizeram John querer mudar. Então, ao avistar um soldado da marinha, o jovem toma a decisão de entrar para o exército. Após alguns anos longe de todas as diversões da adolescência e tendo uma nova vida, John retorna a sua cidade para desfrutar de uma pequena licença. Ele conhece então Savannah, a garota de seus sonhos.

Para a tristeza de ambos, a licença de John estava chegando ao fim. Savannah promete esperar John concluir seus deveres militares para poderem casar-se, mas algo que ninguém previa aconteceu: 11 de setembro.

Todos do pelotão de John alistam-se novamente para servir seu país nessa época difícil  inclusive John. Seriam mais dois anos de espera até poderem viver juntos, mas será que o amor entre Savannah e John aguentaria?

Eu estava curioso quanto ao final da história. Sempre vem aquela pergunta quando se lê um romance: eles vão ficar juntos? Vão se casar no final? Viverão felizes para sempre? É aquela coisa clichê de sempre. Entretanto, Nicholas Sparks é um gênio nesse gênero da literatura. Mesmo com tantos livros, o autor consegue inovar sempre e criar um novo mundo, uma nova história, um novo fim. Não acho que Sparks seja um dos melhores autores de romance e também não gosto tanto das adaptações para o cinema de seus livros, mas uma coisa eu concordo: esse homem faz sucesso! É incrível a quantidade de livros que o autor vendeu no mundo todo em dezesseis anos de carreira.

Nicholas Charles Sparks nasceu no ano de 1965 em Omaha, estado do Nebraska nos Estadados Unidos. Foi premiado com uma bolsa de estudos da Universidade de Notre Dame pelos seus excelentes resultados e licenciou-se em Economia. Sonhava em tornar-se atleta de alta competição, mas teve de abdicar de seu desejo devido a um grave acidente. Começou a escrever enquanto trabalhava como delegado de informação médica. Seu primeiro romance foi "Diário de uma Paixão" e hoje possui uma obra de dezessete livros dos quais oito foram adaptados para o cinema.

2 comentários:

  1. Adorei a resenha.
    Essa é a primeira resenha que leio sobre esse livro, fiquei bem interessada.
    O único livro que li do autor é Um homem de sorte, e eu adorei.
    Realmente ele faz muito sucesso. Também não posso dizer que ele é o melhor sendo que li pouquissímos romances críveis e um só livro do autor.
    Minha 'praia' é o sobrenatural, rsrs.
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pelo comentário!

      Minha praia também não são os romances. Gosto mais de suspense e fantasia. Eu fujo do sobrenatural rsrs
      Apesar dos comentários não tão bons referentes a este livro, eu gostaria muito de ler as outras obras do autor. Ele consegue criar diferentes mundos (já viu quantos livros ele lançou?) e mesmo assim sempre inova com os personagens. Gosto disso.

      Beijos!

      Excluir

Sinta-se livre para comentar o que quiser, mas use com moderação.