20 março 2013

[Resenha] Paixão - Lauren Kate

Título original: Passion
Autor: Lauren Kate
Minha edição: Galera Record

"Luce morreria por Daniel. E morreu. De novo e de novo. Ao longo do tempo, Luce e Daniel se encontraram somente para serem dolorosamente separados: Luce morta, Daniel deixado machucado e sozinho. Mas talvez não precise ser dessa maneira… Luce está certa que algo – ou alguém – em uma vida passada pode ajudá-la em sua vida presente. Então ela começa a jornada mais importante desta vida… voltando eternidades para presenciar em primeira mão seus romances com Daniel… e finalmente descobrir o segredo para fazer seu amor durar. 

Cam e a legião de anjos e Exilados estão desesperados para pegar Luce, mas nenhum deles está tão agitado quanto Daniel. Ele vai atrás de Luce através de seus passados em comum, com medo do que pode acontecer se ela reescrever a história. Porque então seu romance corre o risco de acabar… para sempre."

Assim como Tormenta sucedeu Fallen, Paixão inicia-se exatamente no ponto em que o livro anterior terminou. Luce acaba de entrar em um Anunciador com intuito de fugir de todos os acontecimentos do dia de Ação de Graças na casa dos pais, deixando Daniel e o restante dos anjos, nefilins e demônios atordoados com seu desaparecimento.

Inicia-se, então, uma longa viagem no tempo, onde Lucinda vai encontrando diversos de seus "eus" do passado e começa a descobrir diversas informações que podem ajuda-la a entender sua história com Daniel e como a maldição iniciou-se. Ela se sente cada vez mais empenhada nessa busca e conta com a ajuda de Bill, uma gárgula que se torna uma especie de guia e professor nessa aventura. O humor sarcástico de Bill me arrancou boas risadas e creio que tenha sido uma criação apropriada de Lauren Kate, dando um aspecto melhor para a trama.

Desesperado por encontrar Luce, Daniel também entra em um Anunciador e busca impedi-la de alterar algo no passado que possa acarretar em mudanças no futuro, como por exemplo eles nunca terem se conhecido. A cada "vida" do passado, Daniel sofre revendo a morte de Luce, mas não é somente isso que acontece ao anjo caído durante todo o livro. Podemos conhecer melhor a história entre ele e Cam e modo como este tornou-se um demônio.

Preciso admitir que estava bastante ansioso para ler este livro, mas depois de tantas "Luces" e "Daniels" do passado me senti bastante entediado. Eu odiava os momentos amorosos entre Daniel e Luce, mas juro que, em Paixão, não via a hora de os dois se reencontrarem para acabar com as viagens ao passado de uma vez por todas. 

Creio que Lauren Kate amadureceu ao escrever o terceiro livro da série, descrevendo com maestria cada um dos inúmeros cenários da trama. É divertido pensar no modo como Luce e Daniel viveram praticamente toda a humanidade, desde os tempos primórdios até os dias atuais, e em quase todos os continentes, desde a América Central até a Europa Oriental. Fiquei muito feliz por saber que, finalmente, os mistérios provenientes dos livros anteriores estão sendo desvendadas e que as perguntas finalmente estão sendo respondidas.

O final do livro me deixou bastante animado para ler Êxtase, o último livro série, e me fez ver com outros olhos toda história de Luce e Daniel. Fiquei abismado ao descobrir de onde a tal maldição surgiu, bem como os efeitos que ela causa não só aos amados, mas em toda história da queda dos anjos. E que venha Êxtase!

Lauren Kate nasceu na cidade de Dallas, estado do Texas nos Estados Unidos, no ano de 1981. Possui mestrado em ficção pela Universidade da Califórnia. Suas maiores obras incluem "The Betrayal of Natalie Hargrove" e a saga Fallen, que chegou à terceira posição na lista de best-sellers do jornal The New York Times. Kate declarou que sua experiência no "Old South" ("sul antigo") na área de Atlanta a fez situar Fallen em uma era Acadêmica da Guerra Civil. Atualmente vive em Los Angeles.

2 comentários:

  1. Oie David
    eu queria muito ler essa série no inicio, mas essa história de mortes, reencarnações e blablabla não me animaram nadinha :(
    talvez ainda leia por se tratar de um enredo com anjos, e eu os amo.
    Bjos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também fiquei um pouco desconfiado por conta das reencarnações, mas depois do primeiro não consegui parar! Estou me preparando para ler o último, nervos a flor da pele rsrs.
      Espero que leia e que goste tanto quanto eu gostei :)

      Beijos.

      Excluir

Sinta-se livre para comentar o que quiser, mas use com moderação.