06 março 2013

[Resenha] Tormenta - Lauren Kate

Título original: Torment
Autor: Lauren Kate
Minha edição: Galera Record

"Luce está mais uma vez separada de Daniel, mas somente pelo tempo necessário para caçar os Párias — anjos caídos, como ele, mas que desejam Luce morta mais do que tudo.

Daniel leva sua amada mortal até a Shoreline, uma escola na rochosa costa californiana que esconde alunos com talentos únicos: os nefilim, filhos ou descendentes de relacionamentos entre anjos e mortais.

Na Shoreline, Luce aprende mais sobre as sombras, e como pode utilizá-las como janelas para suas vidas passadas. Porém, quanto mais Luce descobre todas aquelas Luces anteriores a ela, mais ela suspeita que Daniel está escondendo um segredo — um segredo mortal.

E se a versão de Daniel para o passado dos dois não é exatamente verdadeira? E se Luce devesse estar com outra pessoa — em uma vida não amaldiçoada por esse amor proibido? Será que ser amada por um anjo vale todo o sofrimento em séculos de existência?"

No primeiro livro da série, Fallen, conhecemos Luce, uma menina problemática que, depois de alguns acontecimentos, vai estudar em um internato chamado Sword & Cross. Lá ela conhece Cam e Daniel, um demônio e um anjo respectivamente. Luce descobre, também, que ela vem reencarnando há muitas vidas, sempre se apaixonando por Daniel, com quem tem um amor intenso seguido por um final terrível em que são separados. O primeiro livro da série finaliza-se na fuga de Luce do internato e o seguinte, Tormenta, inicia-se exatamente após isso.

Daniel e Cam fizeram uma trégua para que pudessem se preparar para a iminente guerra entre anjos e demônios. Assim, Luce é levada para Shoreline que é uma escola totalmente diferente de Sword&Cross. Com um ambiente muito melhor, a nova escola de Luce é repleta de nefilins (filhos ou descendentes de relacionamentos entre anjos e mortais) e é onde Luce começa a entender melhor todo o mundo em que está envolvida. As aulas dos nefilins são ministradas por uma anja e um demônio, para que não haja nenhum tipo de indução a escolha do "lado" o qual os nefilins ficarão e essa foi uma das questões que mais me agradaram na trama (risos).

Luce precisa ficar em Shoreline durante dezoito dias, tempo este em que Daniel e Cam caçam os Anciões e os Párias (uma especie de anjos renegados cegos) que anseiam a morte da jovem. Durante a estada de Luce na escola, todos estão proibidos de contá-la sobre suas vidas passadas (o que, obviamente, não é acatado por ninguém). Além disso, se ela descobrir sobre sua maldição através de um anjo, morrerá no mesmo instante.

Mas a estada de Luce em Shoreline não é de somente diversão. Durante o período na escola, a jovem aprende muito mais sobre si mesma e acaba por entender de onde as sombras que a perseguem vêm e como elas podem ajudá-la a decifrar seu passado e sua relação com Daniel.

Kate nos agracia com vários novos personagens, como Shelby e Miles, dois novos amigos de Luce que ganharão grande destaque na trama. Além deles, os antigos personagens se mostram cada vez mais ativos na vida de Luce, mas acabam ficando de fora da trama por algum tempo.

Senti que este livro foi muito mais envolvente do que o primeiro e que Lauren Kate se aprimorou bastante em relação a escrita, nos descrevendo muito mais sobre toda a trama e criando momentos de emoção bem fortes. Na minha opinião, ela pecou em focar apenas nos acontecimentos em Shoreline. Talvez ela pudesse descrever as aventuras de Daniel e Cam, mostrando como e contra quem eles estavam lutando.

Preciso confessar que as cenas em que Luce e Daniel estão juntos são as mais chatas para mim. Em Fallen, havia romance demais entre eles e isso deixava tudo bastante monótono. Em Tormenta, a separação do casal acaba por extinguir um pouco essas cenas melosas, mas ainda assim elas acontecem. E eu sigo em minhas leituras, rumo a Paixão e Êxtase, os dois últimos volumes da série.

Lauren Kate nasceu na cidade de Dallas, estado do Texas nos Estados Unidos, no ano de 1981. Possui mestrado em ficção pela Universidade da Califórnia. Suas maiores obras incluem "The Betrayal of Natalie Hargrove" e a saga Fallen, que chegou à terceira posição na lista de best-sellers do jornal The New York Times. Kate declarou que sua experiência no "Old South" ("sul antigo") na área de Atlanta a fez situar Fallen em uma era Acadêmica da Guerra Civil. Atualmente vive em Los Angeles.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sinta-se livre para comentar o que quiser, mas use com moderação.