04 julho 2013

[Resenha] Preciosa - Sapphire

Título original: Push
Autor: Sapphire
Minha edição: Record

"A adolescente do Harlem Clareece Precious Jones é obesa, analfabeta e está grávida pela segunda vez do próprio pai. Vítima de constantes abusos físicos e psicológicos por parte da mãe, alimenta a esperança de melhorar sua vida e da filha. O encontro com uma professora batalhadora a apresentará a um mundo novo, onde poderá expressar seus sentimentos e recuperar sua voz e dignidade. Uma história de luta, coragem e redenção"

Se existe um livro que possa ao mesmo tempo comover e chocar, este é Preciosa. Uma trama extremamente sentimental, uma situação de vida excepcionalmente difícil e, principalmente, a vontade de ser alguém no mundo, de representar e demonstrar o seu papel, recheiam essa belíssima obra. 

Não, não é o melhor livro do mundo e talvez não seja o mais original. A questão é que a história de Preciosa é tão instigante e revoltante que faz com que o livro seja muito bom. Isso, é claro, para aqueles que têm não só estomago, mas também coração para poder ler uma história tão forte como essa.

Imaginem a seguinte situação: seu pai abusa sexualmente de você e lhe engravida duas vezes. Difícil, não? Agora imagine uma mãe que também abusa de você e que só a mantém em casa pelo fato de a assistência social ajudar a família com uma certa quantia mensal. Sim, é uma situação bastante complicada. Acrescente a isso o fato de você ser obesa, analfabeta, ser tratada como escrava por sua mãe e, além de tudo, não saber nem ao menos o porquê de estar no mundo. Essa é a realidade de Preciosa.

Mas a vontade de ser, de crescer e de acontecer de Preciosa multiplicadas pelas mesmas vontades que uma batalhadora professora nutre pela jovem se tornam a salvação dela. Um mundo totalmente diferente é descoberto por ela, repleto de amor e de, principalmente, dignidade. Além de encontrar um lar e condições de vida melhores, Preciosa passa a frequentar a escola e a dar mais atenção para a filha, além de cuidar melhor de sua atual gravidez. 

O livro possui uma narrativa fácil e em primeira pessoal, demonstrando todos os sentimentos e acontecimentos pelo olhar de Preciosa. Alguns erros ortográficos ocorrem intencionalmente, já que Preciosa é analfabeta, e há também o uso de muitas palavras de baixo calão. Admito que isso me incomodou bastante, mas era o intuito da autora. Licença poética existe para isso, não é mesmo? 

Devorei totalmente o livro em praticamente três horas, o que foi surpreendente para mim. Sem dúvida, se tornou um de meus favoritos. Não é um livro que eu indicaria para qualquer pessoal, já que é bastante chocante, mas não deixa de ser uma leitura que acrescenta muito em nossas vidas. Acima de tudo, é uma história de superação e essas são sempre muito bem vindas.

Ramona Lofton, mais conhecida por seu pseudônimo, Sapphire, é artista performática, autora e poetisa americana. Morou no Harlem por dez anos, onde ensinou adolescentes e adultos a ler e escrever. Preciosa é seu único livro, uma versão criativa da realidade encontrada em abrigos para mulheres do Harlem. Atualmente, Sapphire mora em Nova York.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sinta-se livre para comentar o que quiser, mas use com moderação.