26 janeiro 2015

[Resenha] O Ladrão de Raios - Rick Riordan

Título original: The Lightning Thief
Autor: Rick Riordan
Minha edição: Intrínseca

"Primeiro volume da saga Percy Jackson e os Olimpianos, O Ladrão de Raios esteve entre os primeiros lugares na lista das séries mais vendidas do The New York Times. O autor conjuga lendas da mitologia grega com aventuras no século XXI. Nelas, os deuses do Olimpo continuam vivos e ainda se apaixonam por mortais, e dessa união nascem filhos metade deuses, metade humanos, como os heróis da Grécia antiga. Marcados pelo destino, eles dificilmente passam da adolescência. Poucos conseguem descobrir sua identidade.

Percy Jackson é um desses semideuses. Ele tem experiências estranhas em que deuses e monstros mitológicos parecem saltar das páginas dos livros de História direto para a sua vida. Pior que isso: algumas dessas criaturas estão bastante irritadas. Um artefato precioso foi roubado do Monte Olimpo e Percy é o principal suspeito. Para restaurar a paz, ele e seus amigos – jovens heróis modernos - terão de fazer mais do que capturar o verdadeiro ladrão: precisam elucidar uma traição mais ameaçadora que fúria dos deuses."

Percy é um garoto que possui dislexia e deficit de atenção. Até aí, tudo bem. A tensão começa quando, durante uma excursão a um museu, sua professora, a Sr. Dodds, se transforma em uma criatura horrenda e ataca Percy. É então que a vida dela começa a mudar totalmente

O garoto de 12 anos descobre que é, na verdade, um semi-deus. Ou seja, filho de um deus e um humano. Seu amigo, Grover, se mostra um sátiro (meio homem, meio bode) e tem a missão de cuidar de Percy e levá-lo ao Acampamento Meio-Sangue, um local seguro onde os meios-sangue podem treinar e aprender mais sobre si mesmo.

É claro que não será fácil chegar até lá. No meio do caminho, Percy, Grover e Sally (mãe de Percy) são atacados por um minotauro que sequestra a mãe de Percy. Para piorar: Percy está sendo acusado de roubar o Raio-Mestre de Zeus, o que pode causar grandes atritos entre os deuses do Olimpo. 

No Acampamento Meio-Sangue, Percy conhece Annabeth, uma filha de Atena, e recebe sua primeira missão: atravessar os Estados Unidos para resgatar o Raio-Mestre e descobrir quem é o ladrão de raios. Annabeth e Grover são incumbidos de acompanhar Percy nesta missão e, juntos, iniciam uma aventura emocionante por todo o país.

Rick Riordan possui uma narrativa bastante infantil, afinal seus livros são voltados para o público infanto-juvenil, e com um ritmo bastante rápido, o que torna a leitura de O Ladrão de Raios emocionante e extremamente fácil. O autor mescla a mitologia com atualidade, criando um universo "mitológico-atual". Indicado para quem gosta de fantasia e aventuras, com um toque especial de história.

Richard Russell Riordan Jr. é americano, nasceu em 1964 na cidade de San Andreas, Texas. É formado pela University of Texas e durante quinze anos ensinou inglês e história em escolas públicas e particulares de São Francisco. É conhecido pela série de livros Percy Jackson, que já ultrapassou 20 milhões de cópias vendidas. Atualmente mora com a mulher e dois filhos em Boston, Massachusetts. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sinta-se livre para comentar o que quiser, mas use com moderação.